Rafael Sanzio
Rafael Sanzio, frequentemente referido apenas como
Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante
o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci forma a
tríade de grandes mestres do Alto Renascimento.
Urbino era então capital do ducado do mesmo nome e seu pai,
Giovanni Santi, pintor de poucos méritos mas homem culto e bem relacionado na
corte do duque Federico da Montefeltro. Transmitiu ao filho, de precoce
talento, o amor pela pintura e as primeiras lições do ofício. O duque,
personificação do ideal renascentista do príncipe culto, encorajara todas as
formas artísticas e transformara Urbino em centro cultural, a que foram
atraídos homens como Donato Bramante, Piero della Francesca e Leone Battista
Alberti.
Principais obras
O primeiro trabalho registrado de Rafael foi um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino
na cidade de Castello, entre Perúgia e Urbino. A peça foi
encomendada em 1500
e terminada um ano
depois.
Foi muito danificada por um terremoto em 1789, restando
atualmente somente alguns fragmentos na Pinacoteca Tosio
Martenigo, na Brescia.
Outra peça importante de seus primeiros anos foi o altar de Oddi para a
capela de mesmo nome na igreja de São Francisco de Perúsia.
Rafael, provavelmente como membro da oficina de Pietro Perugino, trabalhou
também nos afrescos do Collegio del Cambio
O Casamento da Virgem, de 1504, foi sua principal
obra desse período, ainda influenciado pelo estilo de Perugino. Logo depois
Rafael concluiu três pequenos quadros: Visão de um Cavaleiro, As Três
Graças e São Miguel. Neles já se expunha o seu estilo amadurecido e
o frescor que lhe acompanharia a vida toda.
Obras de Rafael
Obras de Rafael
Collegio del Cambio
O casamento da virgem
Visão de um cavaleiro
As três Graças
São Miguel
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